A Linguagem do Corpo

O seu corpo pode ajudá-lo a conhecer-se melhor

Apesar do constante avanço das ciências médicas, as doenças ainda apresentam aspectos desconhecidos para nós. A existência de outra dimensão, a mental, além das três que são captadas por nossos sentidos, mostra que a ciência e a tecnologia de nada ajudam sem o conhecimento das leis naturais do Universo.

O cérebro pode ser programado e ficar preso a crenças preconcebidas por nós mesmos ou pelos outros. Essas crenças podem ser mudadas. A saúde, bem como todos os outros aspectos da vida, depende do equilíbrio entre a razão e a emoção. Por isso é necessário conhecer as emoções. 

A cura não depende da capacidade intelectual e sim da percepção de seu próprio sistema interior. A doença se origina na mente e não no físico, por isso a cura precisa ser encontrada na mente, para materializar-se no corpo, e não ao contrário.

Todas as doenças podem ser curadas, pois sua causa, na maioria das vezes, segundo recentes estudos da psicanálise, é o sentimento de culpa e contrariedades profundas, ou seja, causas psicossomáticas.

Doenças ou acidentes no lado direito do corpo, significam, por exemplo, conflito com mulheres. A cabeça, sendo o centro da razão, fala de nossa flexibilidade ou falta dela, nossa relação com a autoridade, com os pais. Daí as dores de cabeça. A coluna vertebral é o suporte do corpo. Representa nossas raízes genealógicas e tudo que suportamos dos obstáculos da vida. As articulações simbolizam a flexibilidade ou falta dela com relação a mudanças e a outras pessoas. 

Os ossos simbolizam a estrutura e a formação da personalidade. Ossos quebrados significam quebra de relacionamento ou da autoridade. Os braços, a ambição, o trabalho, o desejo de realização profissional e de perseguir ideais. As pernas, o nosso caminhar pela vida. A pele, a proteção da nossa individualidade. A gordura é uma proteção que a pessoa cria contra problemas externos. Problemas cardíacos resultam de sofrimento contido, medo de perdas, sentimento de vingança. Intestino preso é retenção de coisas do passado. Quando uma mulher é dependente de alguém que a tolhe em sua criatividade e é obrigada a deixar de fazer o que gosta, seu útero reage com dores, atraso menstrual, etc. A pessoa que sofre de problemas nos pulmões demonstra bloqueio na motivação de vida. 

Pessoas que não estão suportando mais os seus aborrecimentos, passam a ter dificuldades com a bexiga, que simboliza “suportar”. O câncer, que é um distúrbio celular, é resultado de tumores mentais, formados por orgulho excessivo e intransigências. A AIDS é considerada incurável pela medicina mas, na realidade, está no grupo das doenças de autopunição.

 

COMO O CORPO SE COMUNICA

 Local da enfermidade->Significado 

Ânus-> busca da liberdade do passado/coisas desagradáveis 

Articulações-> simbolizam a gratidão no relacionamento 

Artrite-> coração cheio de críticas e ressentimentos 

Braços-> ambição, trabalho, desejo de realização profissional 

Cabeça -> razão / retenção de emoções 

Coluna vertebral-> simboliza nossas raízes genealógicas 

Coração-> representa sentimentos de perdas 

Dedos-> acusação a alguém que lhe causou algum dano 

Derrame cerebral-> temperamento difícil /tensão/comportamento rígido 

Dor-> simboliza falta de amparo 

Enxaqueca-> orgulho muito forte 

Epilepsia-> perda do controle dos sentimentos 

Estômago-> como assimilamos e digerimos idéias 

Fadiga-> falta de carinho e amor pelo que está fazendo 

Febre-> atrito com pessoas próximas 

Fígado-> mágoas e ressentimentos

Garganta-> sentimentos contrariados 

Gripes-> revolta contra pensamentos contrários ao seu 

Hemorragia-> saída e perda de alegria 

Hérnia de disco-> indecisão quanto à sua vida 

Intestinos-> apego 

Mãos-> as experiências da vida / o que alcançamos para nós 

Músculos-> pensamentos fracos e sem expressão 

Nariz-> tendência egocêntrica e presunçosa 

Obesidade-> forma inconsciente de proteção contra o externo 

Órgãos sexuais-> relacionamento amoroso 

Ouvidos-> recusa em ouvir determinada pessoa 

Pâncreas-> falta de doçura na vida 

Pele-> proteção da nossa individualidade 

Pernas-> simbolizam o caminho 

Pés-> compreensão de nós mesmos, da vida e do outro 

Pulmões-> ansiedade de viver, crítica, agressão e repulsa 

Rins-> filtro das emoções em relação ao futuro 

Tumores-> pensamentos negativos coagulados 

Unhas-> proteção 

Útero-> criatividade e relacionamento conjugal 

Textos de Cristina Cairo – do livro ‘LINGUAGEM DO CORPO’

8 comentários em “A Linguagem do Corpo

  1. Susana Oliveira Responder

    Olá eu sinto muito cansaço, um peso enorme nas costas e na cabeça e muitas dores nos braços

  2. ana luisa pinto sanches Responder

    Ola bom dia tenho andando com dores de cabeça , fadiga com problemas no fígado sao 2 cistos estateatose focal e o que me foi detetado na ecografia abominável e com ansiedade e ataques de panico e sempre ando com um grande aperto no coraçao e aflita e até os intestinos nao andam bem ..bjnhs

  3. Vanderlea C Vieira Responder

    Gostei di ler o artigo tudo faz sentindo. E pra min e muinto stress que estou sentindo neses 6 meses nao estou tendo pasiensia muinta dor nos onbros, vontadi di ficar sozinha. E me pergunto o que esta acontecendo con migo, algumas veszes chorro di saudades da minha familha, e claro di un grandi amor que nao sube cuidar e hoje in dia penso muinto nesta situasao, que nao terminou so foi deixando no silencio 😶😢😢😢. Obrigada.

  4. Maria Responder

    Gostei do que li. Sempre preocupada com a família, muito amada por todos da família. Sofro muito das pernas, pés, coluna cervical e depressão. Agora muito preocupada com um fibroadenoma na mama, e nódulos na tiróide. O marido sofre com fibrose no pulmão.
    Beijinhos

  5. Maria Laurentina Teixeira Pereira *Tina Pereira* Responder

    Quando estou no trabalho , faco tudo corrrecto, mas apos sair , so quero vir para casa me fechar no meu canto , e nao me apetece fazer nada. Pois sofri muito com. Muitas perdas nao so me divorciei , como perdi casas carros negocios loja empregados etc, etc. Agora apos 13 anos me sinto muito sozinha. Encontrei um homem que era tudo para mim. Mas derrepente e sem saber o motivo se foi e me bloqueou. Estou a sofrer tanto novamente. Porque nos amavamos e nos davamo-nos na perfeicao. Agora nao sei viver sem esse amor. Quero-o para sempre comigo. Que me desbloqueie e me procure. Que volte para mim. Por favor ajude-me. Desde ja obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *